PERCURSO 2020
1ª

Etapa

3 Km

Distância

35 Mts

de Subidas

Prologo Noturno

Centro Histórico de Tavira

______________

Sexta, 7 de Fevereiro 2020

3 Km – 35 mt de Subidas

O Algarve Bike Challenge arranca, como é tradição com um fantástico prólogo nocturno no centro histórico de Tavira. Pela ruelas estreitas de calçada antiga o circuito apesar de curto é intenso, cheio de adrenalina, beleza e história. Neste local habitaram outrora Fenícios, Lígures, Celtas e Turdetanos e, mais tarde, os Romanos, Cartagineses, Suevos, Silingos, Alanos, Visigodos, Muçulmanos e por fim os Cristãos.

Apesar e curto, o prólogo é sem dúvida a melhor forma de começar o Algarve Bike Challenge!

2ª

Etapa

85 Km

Distância

2200 Mts

de Subidas

Serra de Tavira

______________

Sábado, 8 de Fevereiro 2020

85,5 Km – 2200 mt de Subidas

A segunda etapa do Algarve Bike Challenge é tradicionalmente a etapa rainha. E assim também o será em 2020, porém o percurso apresenta alguma novidades passando por trilhos inéditos e percorrendo outros que há vários anos que não faziam parte da prova.

As dificuldades físicas desta etapa concentram-se na primeira metade da etapa com a subida a Alcaria Fria e depois a Cabeça do Velho em destaque. A paisagem da Serra do Caldeirão fará as delícias dos participantes. Os singletracks e as zonas mais técnicas irão surgir a meio da etapa. A segunda metade da etapa será bem mais rápida com um misto de trilhos fantásticos que irão fazer as delicias dos atletas.

Gráfico e Perfil de Elevação – Etapa 2

3ª

Etapa

76 Km

Distância

1450 Mts

de Subidas

Algarve Barrocal

______________

Domingo, 9 de Fevereiro 2020

76 Km – 1450 mt de Subidas

A terceira e última etapa do Algarve Bike Challenge apresenta um percurso distinto das edições anteriores. Percorrido quase na sua totalidade no barrocal algarvio distingue-se por um percurso maioritariamente plano num tipo de piso característico do barrocal com muita pedra solta, trilhos estreitos e muitas mudanças de direção.

Um rock garden em subida sensivelmente a meio da etapa poderá ser um dos pontos chave neste dia pois, para além da força a técnica em subida será posta em prova. 

As dificuldades físicas desta etapa estarão reservadas para o último terço da etapa onde mais uma vez a ascensão à Picota poderá ditar os vencedores do Algarve Bike Challenge 2020.