PERCURSO 2022
1ª

Etapa

3 Km

Distância

35 Mts

de Subidas

Prologo Noturno

Centro Histórico de Tavira

______________

Sexta, 4 de Março 2022

3 Km – 35 mt de Subidas

O Algarve Bike Challenge arranca, como é tradição com um fantástico prólogo nocturno no centro histórico de Tavira. Pela ruelas estreitas de calçada antiga o circuito apesar de curto é intenso, cheio de adrenalina, beleza e história. Neste local habitaram outrora Fenícios, Lígures, Celtas e Turdetanos e, mais tarde, os Romanos, Cartagineses, Suevos, Silingos, Alanos, Visigodos, Muçulmanos e por fim os Cristãos.

Apesar e curto, o prólogo é sem dúvida a melhor forma de começar o Algarve Bike Challenge!

Prologue map Algarve BC 2022
2ª

Etapa

83 Km

Distância

2300 Mts

de Subidas

Serra de Tavira

______________

Sábado, 5 de Março de 2022

A segunda etapa do Algarve Bike Challenge é tradicionalmente a etapa rainha. E assim também o será em 2022, porém o percurso apresenta alguma novidades passando por trilhos inéditos e percorrendo aqueles que fazem parte da história e da emoção do Algarve BC.

As dificuldades físicas desta etapa encontram-se distribuídas ao logo do percurso do dia, com as subidas iniciais à Picota e ao Daroal antes da primeira ZA, depois a subida ao Arimbo em destaque a meio da etapa, seguindo as Cruzes, depois a Adela e para terminar a Malhada do São. A paisagem da Serra do Caldeirão fará as delícias dos participantes. O primeiro singletrack do dia encontra-se pelo km20 pelo que o posicionamento nas subidas à Picota e Daroal será fundamental As zonas mais técnicas irão surgir na segunda metade da etapa, com um misto de trilhos fantásticos que irão fazer as delicias dos atletas.

3ª

Etapa

70 Km

Distância

1400 Mts

de Subidas

Algarve Barrocal

______________

Domingo, 6 de Março de 2022

A terceira e última etapa do Algarve Bike Challenge apresenta um percurso distinto das edições anteriores. Percorrido quase na sua totalidade no barrocal algarvio, à exceção da primeiro terço da etapa que será em constante sobe e desde típico da freguesia de Santa Catarina da Fonte do Bispo, após a ZA1 no centro da aldeia, entra-se em terreno maioritariamente plano e num tipo de piso característico do barrocal com muita pedra solta, trilhos estreitos e muitas mudanças de direção.

Depois dos sempre emotivos trilhos da Mesquita e do Bengado, volta-se a passar pela aldeia de Santa Catarina da Fonte de Bispo onde está instalada a ZA2.

O último terço da etapa volta a apresentar algumas subidas, que apesar de curtas poderão ser decisivas nas classificação do Algarve Bike Challenge 2022.