PERCURSO 2023

Provisório

1ª

Etapa

3 Km

Distância

35 Mts

de Subidas

Prologo Noturno

Centro Histórico de Tavira

______________

Sexta, 10 de Março 2023

3 Km – 35 mt de Subidas

O Algarve Bike Challenge arranca, como é tradição com um fantástico prólogo nocturno no centro histórico de Tavira. Pela ruelas estreitas de calçada antiga o circuito apesar de curto é intenso, cheio de adrenalina, beleza e história. Neste local habitaram outrora Fenícios, Lígures, Celtas e Turdetanos e, mais tarde, os Romanos, Cartagineses, Suevos, Silingos, Alanos, Visigodos, Muçulmanos e por fim os Cristãos.

Apesar e curto, o prólogo é sem dúvida a melhor forma de começar o Algarve Bike Challenge!

Prologue map Algarve BC 2022
2ª

Etapa

86 Km

Distância

2000 Mts

de Subidas

Serra de Tavira

______________

Sábado, 11 de Março de 2023

A segunda etapa do Algarve Bike Challenge é tradicionalmente a etapa rainha. E assim também o será em 2023, porém o percurso apresenta alguma novidades passando por trilhos inéditos e percorrendo aqueles que fazem parte da história e da emoção do Algarve BC.

As dificuldades físicas desta etapa encontram-se na primeira metade da etapa. A paisagem da Serra de Tavira com vistas generosas sobre o sotavento Algarvio com o azul da costa a sul e Espanha a Este como pano de fundo, fará as delícias dos participantes. As zonas mais técnicas irão surgir na segunda metade da etapa, com um misto de trilhos fantásticos que irão fazer as delicias dos atletas.

3ª

Etapa

76 Km

Distância

1660 Mts

de Subidas

Algarve Barrocal

______________

Domingo, 12 de Março de 2023

A terceira e última etapa do Algarve Bike Challenge apresenta um percurso distinto da 2ª etapa. Percorrido quase na sua totalidade no barrocal algarvio, à exceção da primeiro terço da etapa que será em constante sobe e desde típico da freguesia de Santa Catarina da Fonte do Bispo, após a passagem na aldeia, entra-se em terreno maioritariamente plano e num tipo de piso característico do barrocal com muita pedra solta, trilhos estreitos e muitas mudanças de direção.

As principais subidas da 3ª Etapa