APRESENTAÇÃO

Com um novo e melhorado percurso a cada edição, o Algarve Bike Challenge é um desafio de excelência ao endurance, gestão e técnica, num cenário idílico e de beleza que o Algarve oferece, que serve de perfeito antídoto para as exigências físicas e mentais da competição em BTT.
Em equipas duplas, atletas de elite e amantes aficionados aventuram-se por trilhos mágicos, paisagens deslumbrantes e pernoitam num hotel de 4* junto ao mar – uma verdadeira experiência no Algarve!

“Três dias de puro BTT num cenário idílico”

Mantendo a sua base na bela cidade de Tavira e, continuando a oferecer os serviços de requinte que têm habituado os atletas como a beleza da região, como a qualidade de percursos épicos, a excelência do alojamento, alimentação, a segurança e os detalhes preparados pela Organização, que fazem com que o Algarve Bike Challenge seja tão único e especial.

Ao longo das 7 edições, a organização tem vindo a desempenhar um papel preponderante na promoção da região do Algarve, bem como do país como um destino de Turismo Ciclável. O crescimento da popularidade da região para este segmento, assim como o consequente crescimento dos serviços relacionados com o Turismo da Bicicleta, são prova disso mesmo. Pretende-se com este evento fomentar o Turismo de Natureza e de Desporto e, 2020 promete novos percursos espectaculares.

A estrutura disponibilizará aos participantes tudo o que necessitam, desde alojamento em hotel de 4 estrelas, pequeno-almoço buffet, jantar no sábado bem como alimentação durante as etapas onde se incluem bebidas isotónicas, bebidas de recuperação, fruta de época, bolos secos regionais, suporte técnico, saladas frias após etapas, entre outros. Os participantes terão que se preocupar apenas com o que mais gostam de fazer, PEDALAR.

Todas as etapas terão o seu início e términos, no centro histórico da cidade de Tavira, sendo o ponto  comum entre as etapas, já que todo o percurso entre as etapas será distinto. Percorrendo montes e vales, atravessando ribeiros, os atletas irão percorrer os melhores trilhos do litoral, barrocal e da Serra do Caldeirão. 

Para que este seja um fim de semana em grande estilo, os atletas poderão desfrutar do requinte e conforto dos magníficos Hotéis Vila Galé Albacora ou Vila Galé Tavira, todos eles situados em locais de excelência. Em todos os Hotéis haverá serviço de mecânica, fisioterapia, e uma área lounge para relaxar depois das etapas.

A equipa vencedora da prova será aquela que conseguir percorrer o prólogo e o conjunto das duas etapas em menos tempo.

Existem sete categorias em prova

Os participantes do Algarve Bike Challenge correm na sua respectiva categoria. A categoria é definida pelo sexo e idade do atleta mais novo. Aplica-se um mínimo de cinco equipas confirmadas aquando do fecho das inscrições. 

  • Open Men: Ambos os atletas são homens, o mais novo tem menos de 40 anos de idade.
  • Women: Ambas as atletas são senhoras, a mais nova tem menos de 40 anos de idade.
  • Masters: Ambos os atletas têm mais de 40 anos de idade no dia 31 de Dezembro do ano em que se realiza a prova.
  • Grand Masters: Ambos os atletas têm mais de 50 anos de idade no dia 31 de Dezembro do ano em que se realiza a prova.
  • Mixed: Um atleta do sexo masculino e uma atleta do sexo feminino, o mais novo tem menos de 40 anos de idade.
  • Master Mixed: Um atleta do sexo masculino e uma atleta do sexo feminino. Ambos os atletas têm mais de 40 anos de idade no dia 31 de Dezembro do ano em que se realiza a prova.

Idade mínima: todos os participantes terão que ter 19 anos de idade ou mais, no dia 31 de Dezembro do ano em que se realiza a prova.

Pacote Light e Premium

Em 2020 teremos 2 pacotes de inscrição disponíveis, o pacote light e o pacote premium, que inclui alojamento num dos hoteis Vila Galé em Tavira. Poderás adicionar noites adicionais ou trazer a família.

Em 2020 existem descontos especiais para grupos!